Inovacao, Workshop, Aprendizagem e Design Thinking

Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador

É muito fácil afirmar que,
para ter Inovação é necessário ter Aprendizagem antes,
mas poucas empresas fomentam a Aprendizagem nas organizações.

A maioria das empresas ainda preferem o Tradicional Ensino.
O Ensino está relacionado com a transferência de Informação:
  • Palestras com Power Point e Datashow ou
  • Treinamentos Técnicos: onde Quem sabe ensina.
 Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  

No mercado existem muitos consultores que dão
Palestras e Treinamento sobre Criatividade e Inovação,
mas que não facilitam Workshops de Aprendizagem e Inovação.

É preciso mudar o paradigma:
  • Ensino (Palestras) não vai gerar Inovação
  • Inovação é um Processo de Descoberta / Aprendizagem ou Heurística
  • Não há a necessidade de Palestras (Ensino) antes de um Workshop (Experiência)
  • Inovamos com base no Conhecimento Tácito (Intuição) e não em Pesquisas Quantitativas 
O Design Thinking é um Processo de Inovação,
onde a Aprendizagem está presente em três importantes momentos:
  • Ouvir o Cliente / Workshop de Focus Group ou Observação do Consumidor
  • Intuição em Equipe / Descobrir Novas Conexões com o Conhecimento Tácito
  • Protótipo: observar a Percepção do Consumidor perante o novo produto ou Serviço.
Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão

Vale a pena ler o artigo abaixo,
parece que o autor está descrevendo o Design Thinking

How Learning Leads to Results - By Matthew E. May
http://www.strategy-business.com/business_literature
Learning and innovation cannot be separated.
That’s why low-resolution prototyping is a critical part of the innovation process,
because every savvy designer knows that
before anyone can improve or innovate anything, learning must take place.
In fact, there isn’t a successful design firm in the world
that doesn’t elevate to gospel the
“fail fast and learn” principle.

Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Referência na Facilitação de Workshop de Plan. de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://pt.slideshare.net/criaviva/presentations
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ (desde 2004) 

Workshop ou Reunião ?

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.

Eu já mencionei em outro e-mail a minha percepção sobre:
 - Gestão: Acompanhamento, Monitoramento, Controle
 - Inovação: Criar um Novo Produto, Serviço ou Processo

Acredito que:
 - Reunião está para Gestão, assim como
 - Workshop está para Inovação

ou então:
 - DataShow (mostrar/monólogo) está para Reunião, assim como
 - Flipchart (coletar/ouvir) está para Workshop  

Não é novidade para ninguém as seguintes percepções:
 - Reuniões nas empresas é um grande desperdiçador de tempo
 - As empresas querem Inovação, mas não promovem Workshops 
"As reuniões são indispensáveis quando não se quer decidir nada." - John Kenneth Galbraith

Tenho observado também alguns encontros com duas agendas:
 - Primeira parte com o formato de Reunião de Gestão e
 - Segunda parte com formato de Workshop de Inovação
Este tipo de encontro prejudica muito a produtividade da segunda parte,
pois não é fácil mudar o clima ou ambiente do encontro:
de Gestão para Inovação, apenas com um coffee break entre eles.
O ideal é ter dois encontros separados, até porque
as pessoas para cada encontro geralmente são diferentes.

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Algo que ainda não refleti muito:
Acredito que a Web 2.0 ou Redes Sociais podem
diminuir o tempo das Reuniões de Gestão,
pois ela é um repositório de Informações (Conhecimento Explícito)
Não tenho nenhuma idéia de como a Web 2.0 ou Redes Sociais podem
substituir os Workshops de Inovação e Aprendizagem (Conhecimento Tácito),
pois a Inovação é um Processo Intuitivo.  
“É pela Lógica que Provamos, mas é pela Intuição que Descobrimos”  – Henri Poincaré 
Na prática são dois fatos que me preocupam:
1. As empresas não estão utilizando as Redes Sociais para substituir ou
    diminuir a carga horária das Reuniões de Gestão
2. Percebo algumas iniciativas no sentido de tentar substituir os Workshops de Inovação
    utilizando Tecnologia de Informação, Gestão do Conhecimento ou Web 2.0

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping

PROCESSO DECISORIO - Criterios no Processo de Escolha

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador

Basicamente o Processo Decisório é composto de Duas Etapas:
  • 1. Gerar as Opções
  • 2. Escolher as Melhores Opções  
Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão

Toda escolha depende de Critérios.

Exemplo:
  • Objetivo: Como ir de São Paulo para o Rio de Janeiro
  • Opções: Avião, Carro, Ônibus, Bicicleta, Andando, Nadando, ... 
Neste caso precisamos de mais informações para tomar a decisão.
Podemos:
  •  1. Tornar o Objetivo mais Específico ou Preciso ou
  •  2. Definir Critérios
1. Tornando o Objetivo mais específico:
  • Objetivo: Como ir de SP para RJ para participar de uma reunião daqui a 4 horas.
  • Opção escolhida: Avião
2. Definindo Critérios:
  • Critério: Menor Tempo
  • Opção escolhida: Avião
Questão: O que é melhor?:
  • Definir Critérios de decisão ou
  • Especificar melhor o Objetivo?
Nos meus trabalhos de Facilitação de Workshop,
eu prefiro Definir Melhor os Objetivos (mais claros ou específicos), 
tornando desnecessário a definição explícita dos critérios de escolha,
pois o Objetivo é o principal Critério de Decisão.

"If I had an hour to solve a problem
 I'd spend 55 minutes thinking about the problem and
 5 minutes thinking about solutions." - Albert Einstein

Em termos de processo:
  •  1. Definição Clara dos Objetivos (Específico)
  •  2. Descoberta do Diagnóstico (Único)
  •  3. Gerar Idéias, (Critérios) e Solução 
Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão

O que eu tenho percebido durante os workshops é que,
se durante o Diagnóstico tivermos conflito,
significa que o grupo não compartilha o mesmo Modelo Mental do Objetivo,
em outras palavras, necessitamos clarear ou especificar melhor o Objetivo.
Lembrar que para Cada Objetivo temos um Único Diagnóstico. 

Na geração de idéias para solucionar o Problema (Diagnóstico)
podemos ter várias idéias que resolvem o mesmo Problema,
neste caso, teoricamente, podemos sim explicitar os critérios,
mas na prática é raro eu definir critérios,
pois os critérios mais comuns (custo, tempo, qualidade) já estão incorporados.

Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/

http://pt.slideshare.net/criaviva/presentations
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/

Inovacao, Workshop e Pesquisa

Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador

Sabemos que precisamos de
Dados, Informações (Pesquisas Quantitativas - Foco no Passado),
Conhecimento e Experiência (Pesquisas Qualitativa - Foco no Futuro)
para Tomar Decisões.

Podemos ou não utilizar Pesquisas nos Workshops,
que podem ser realizadas antes ou depois do Workshop,
mas dependendo do tipo de Workshop necessitamos de tipos diferentes de pesquisas.
Apenas para ilustrar e simplificar, abaixo alguns exemplos:

Para um Workshop de Estratégia,
necessitamos de Pesquisas Quantitativas,
muitas delas de fácil disponibilidade dentro do Processo de Gestão.

Para um Workshop de Inovação,
necessitamos de Pesquisas Qualitativas,
muitas delas obtidas de Pesquisas de Focus Group por exemplo.

Não devemos esquecer que o Resultado de um
Workshop de Inovação geralmente é um Protótipo
e muitas vezes com necessidade de
Pesquisas Qualitativas para corrigir ou melhorar a Inovação e/ou
Pesquisas Quantitativas para validar a Inovação.

Após a validação da Inovação ela é implementada e
passa a gerar novos Dados Quantitativos, mas já no Processo de Gestão.

Não esquecer também que o próprio Workshop é um Processo de Pesquisa.
 - Coleta de Opções (Qualitativo / Aberto)
 - Coleta da Votação (Quantitativo / Decisão) 

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Recentemente saiu um artigo sobre Pesquisa e Inovação 
no Blog da Harvard Business Review:

Innovators, How Do You Use Data
By:   Scott Anthony
http://blogs.hbr.org/anthony/2010/11/innovators_how_do_you_use_data.html
Unfortunately, that's not how I see many companies using research.
Instead, quantitative research is done, and done, and done again
to act as a sort of security blanket
(typically involving enough paper to provide warmth even in cold Winter nights!).
It reminds me of the old Winston Churchill line:
"Statistics are like a drunk with a lamppost: used more for support than illumination."


Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping

www.criaviva.com.br

AHA - INTUIÇÃO - Inovação e Estratégia

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.

Em Julho de 2008 eu enviei um e-mail para o grupo
sobre a minha percepção de que
Criatividade e Intuição são Processos muito diferentes

Ver em: http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/message/392 

A Intuição está relacionada com:
 - Experiência e Conhecimento Tácito
 - É um Processo Lógico e Heurístico / Insight

A Criatividade está relacionada com:
 - Imaginação
 - Estímulo Aleatório e Imaginação / Outsight

Muita gente estranha quando eu digo que sou um
Facilitador de Workshop de Inovação e Estratégia,
mas não uso a competência Criatividade.

O Fato é que Pouca gente sabe diferenciar
o Processo Criativo do Processo Intuitivo.

Eu fiquei muito feliz de ler o artigo abaixo,
pois pela primeira vez encontrei alguém que compartilha a minha percepção.

How Aha! Really Happens By William Duggan
http://www.strategy-business.com/article/10405?pg=all

O artigo menciona que precisamos de uma ferramenta para substituir o Brainstorming,
mas na prática basta mudar a Regra principal do Brainstorming:
 - de "Não Julgue as Idéias"
 - para "Não Justifique as Idéias"

No final do artigo o autor menciona a necessidade de uma metodologia que
incorpore Intuição, Inovação e Estratégia, ele cita o exemplo da GE,
um processo que pode demorar uma semana.
O Decision Mapping é parecido com o processo da GE,
mas a vantagem é que podemos fazer em menos tempo,
em quatro horas ou em uma hora com uma equipe treinada.

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping 
www.criaviva.com.br

WORKSHOP com Palestras

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.

É muito comum as empresas apresentarem Palestras antes do Workshop e
eu sempre provoco as empresas a Inverterem a ordem:
 - Primeiro: fazer o Workshop
 - Segundo: apresentar as Palestras

Quando as empresas aceitam fazer nesta ordem (inversa)
o Resultado que mais Ocorre e também a mais Desejada é:
O Conteúdo Descoberto no Workshop pelos Participantes:
 - É Compatível com o Conteúdo das Palestras
 - É Específico e Focado na Necessidade em Questão (vai no ponto)
 - Torna desnecessárias as Palestras

É incrível, mas mesmo quando percebemos que
as Palestras após o Workshop não irão agregar nada de valor
a maioria das empresas decidem por apresentar as palestras,
mesmo eu apresentando a vantagem de deixar a Percepção de que
o grupo descobriu algo que ninguém tinha pensado antes,
pois esta percepção incorpora nos participantes
o Espírito de Equipe, Comprometimento e Entusiasmo.

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Segundo Cenário:
A maioria das Empresas tem medo de:
 - Não apresentar a Palestra antes e
 - Gerar durante o Workshop um Conteúdo não compatível com o Conteúdo da Palestra
Este é um bom Cenário, pois podemos Descobrir/Perceber (Diagnóstico)
o ponto exato da Discordância e corrigir com uma pequena intervenção.
Neste caso Apresentamos o Conteúdo da Palestra de forma interativa
comparando com o Conteúdo do Workshop e
podemos finalizar o evento com outra Dinâmica de Workshop,
ou marcar um novo evento após um tempo de amadurecimento (do conhecimento tácito). 

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O Pior Cenário é quando: (Terceiro Cenário)
 - Apresentamos a Palestra antes do Workshop
 - O Grupo não concorda ou não compreende o conteúdo, mas não fala nada 
 - Toma as Decisões no Workshop gerando um conteúdo fiel ao Conteúdo da Palestra
    ignorando toda a sua Experiência e Conhecimento Tácito
 - Neste cenário não teremos Comprometimento, prejudicando assim a Execução da Estratégia.

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Nos dois Primeiros Cenários temos muita Aprendizagem (e Esperança de Mudança e Inovação),
no Terceiro Cenário temos uma menor Aprendizagem (pois o Foco fica no Ensino).


Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 


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