Mitos Sobre Inovacao

Olá amigos do Grupo Líder Facilitador.

O Artigo abaixo fala de 5 Mitos sobre a Inovação:
The 5 Myths of Innovation - SMR

 - http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/2011-winter/52210/the-5-myths-of-innovation/

O artigo é interessante, mas superficial/macro.

Na minha opinião o maior de todos os Mitos sobre a Inovação é: 
"A Inovação é resultado de um único e extenso Brainstorming".

A Inovação é resultado de um Processo (Metodologia) e não de um Evento (Brainstorming).
O Brainstorming é sim, junto com o Diagrama de Causa e Efeito, 
as duas Principais Ferramentas que eu utilizo no decorrer de um Processo de Inovação.
 
Eu uso o Brainstorming e o Diagrama de Causa e Efeito em cada uma da Etapas abaixo:
 - Descobrir Oportunidades de Inovação (Produto, Serviço, Segmento de Mercado, Processo, etc.)
 - Descobrir o Segmento a ser Atendido (Perfil Comportamental, Região, Sazonalidade, etc.)
 - Descobrir as Reais Necessidades do Segmento
 - Descobrir os Fatores Críticos de Sucesso ou o Diagnóstico
 - Desenvolver o Produto ou Serviço ou Gerar Idéias (Esta etapa é apenas uma parte do Processo)
 - Protótipo
 - Criatividade e Melhoria do Produto - Extensão do Produto, Linha o Marca
 - Temos também Inovação em Processos: Produção, Distribuição, Comercialização, etc.

 
  

Apenas para citar algumas Metodologias de Inovação:
 - Design Thinking
 - Estratégia do Oceano Azul
 - Innovation Decision Mapping


É claro que existem outros conhecimentos que devemos buscar além de Metodologias e Ferramentas.
Por exemplo, para aplicar o Brainstorming acho bom conhecer alguns Conceitos:
 - Conhecimento Tácito e Intuição
 - Mecanismo de Defesa: Racionalização
 - Modelo Mental, Linguagem e Percepção
 
Se alguém começar a desconfiar que aplicar o Brainstorming não é tão fácil assim,
não esqueça que a etapa de Priorização é mais complexa, pois envolve
além dos conceitos acima:
 - Critérios e Valores
 - Diagramas de Causa e Efeito


  
   
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop (Reunião) de Inovação,
Design Thinking, Focus Group, Estratégia e Diagnóstico


CRIAVIVA  Consultoria - Innovation Decision Mapping 
criaviva@yahoo.com.br  -  www.criaviva.com.br 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/  
 

Endomarketing - Comunicação Interna - Design Thinking em RH

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador

Recentemente, em função de uma Facilitação de Workshop 
pesquisei rapidamente sobre Endomarketing,
achando que Endomarketing era Marketing Interno, mas me enganei,
depois de algumas leituras percebi que Endomarketing se parece mais com
Comunicação Interna, ou seja, apenas uma pequena parte do Marketing.
 

 Comunicação Interna e Endomarketing 

O Endomarketing ou Comunicação Interna
parece não contemplar algumas etapas do Marketing:
 - Percepção de Necessidade do Cliente Interno
 - Segmentação do Cliente Interno
 - Percepção de Valor do Cliente Interno
 - Desenvolvimento de Produto ou Serviço Customizado para o Cliente Interno.

Na prática, o Endomarketing, ou Comunicação Interna
parece seguir o seguinte processo:
 - Definir o Que Comunicar
 - Definir para Quem Comunicar
 - Definir o Canal de Comunicação
 - Executar a Comunicação
 

 Endomarketing e Comunicação Interna
   
Acredito que a Área de RH tenha uma Grande Oportunidade de
ir alem do Endomarketing (Comunicação Interna) e começar a utilizar
as Ferramentas Modernas de Marketing para atingir a Satisfação do Cliente Interno.

Abaixo uma sugestão de Processo de Marketing Interno para o RH
para melhorar a Satisfação do Cliente Interno.

 - Percepção de Sintomas: Insatisfação do Cliente Interno / Pesquisa de Clima
 - Identificar Clientes Insatisfeitos
 - Segmentar os Clientes Insatisfeitos por Necessidades ou Comportamento
 - Fazer um Focus Group com os Segmentos mais Relevantes
    . Descobrir Necessidades destes Clientes Internos
    . Descobrir os Resultados Desejados destes Clientes Internos
    . Descobrir com o Grupo o Diagnóstico
    . Desenvolver com eles - Co Criação - Idéias Customizadas
    . Executar os Protótipos, Avaliar e Definir a Solução
  
O Processo acima utiliza as seguintes Ferramentas ou Metodologias:
 - Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping: Sintomas, Objetivo e Diagnóstico 
 - Segmentação do Cliente Interno por Necessidade ou Comportamento 
 - Workshop de Focus Group com um Facilitador Experiente
 - Design Thinking: Foco no Cliente, Intuição e Protótipo
  

 Endomarketing Comunicação Interna Marketing - Pesquisa Clima Organizacional 
  
Acho que dá para resumir todo este post em uma única pergunta:
 - Quando o RH vai usar o "Design Thinking"? 

 
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O RH pode utilizar o Design Thinking para melhorar o "Clima Organizacional"
Ver o Artigo abaixo: 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/07/pesquisa-de-clima-organizacional-valor.html 
  
Seja Simples 
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. 
Facilitador de Workshop de Tomada de Decisão, Priorização, Estratégico e Inovação 

http://metodologia-idm.blogspot.com.br/  
  
CRIAVIVA  Treinamento de Tomada de Decisão e Priorização 
www.criaviva.com.br  -  criaviva@yahoo.com.br  - (11) 9 9778-7486
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/   
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