Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador
O Resultado de um Workshop depende em Grande Parte
da Escolha dos Participantes e/ou Convidados.
da Escolha dos Participantes e/ou Convidados.
O que eu mais percebo nos Workshops de Inovação é
a Falta da participação de Clientes Externos.
a Falta da participação de Clientes Externos.
Recentemente eu fiz um Workshop
- com 20 participantes
- com 20 participantes
- destes 20, apenas 2 eram da área de Mkt ou Vendas
O Tema do Workshop era:
- Priorizar Oportunidades de Crescimento (Vendas) ou Melhoria (Operacional)
Resultado do Workshop:
As Três Oportunidades escolhidas eram
Oportunidade de Melhoria Operacional
e nenhuma destas três eram diretamente Oportunidade de Crescimento de Vendas.
Oportunidade de Melhoria Operacional
e nenhuma destas três eram diretamente Oportunidade de Crescimento de Vendas.
No Final desta Reunião, eu expliquei para o Ger. de Mkt,
que se o desejo é Descobrir Oportunidades de Crescimento de Vendas,
poderíamos fazer um Workshop com:
que se o desejo é Descobrir Oportunidades de Crescimento de Vendas,
poderíamos fazer um Workshop com:
- Pessoas da Área de Vendas e Mkt ( 4 pessoas)
- Clientes finais ou os Consumidores (8 pessoas)
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Para cada tipo (Tema) de Workshop
devemos ter Pessoas específicas,
devemos ter Pessoas específicas,
Alguns exemplos:
1. Tema: Missão, Visão e Valores (Estratégia)
Participantes: Dono ou Presidente da Empresa, Diretores, Gerentes, ...
2. Tema: Oportunidade de Crescimento
Participantes: Diretores, Mkt, Vendas, Clientes Externos ou Consumidores
3. Tema: Oportunidade de Melhoria
Participantes: Pessoas Envolvidas no Processo, não esquecer dos Clientes Internos
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Algumas empresas acham desnecessária
a Participação de Clientes nos Workshop de Oportunidade de Inovação,
acreditando que basta chamar os Vendedores que tem contato direto com o Cliente.
a Participação de Clientes nos Workshop de Oportunidade de Inovação,
acreditando que basta chamar os Vendedores que tem contato direto com o Cliente.
Eu me lembro de alguns Workshops onde tinham
Vendedores e Respectivos Clientes na mesma sala na hora de votar
Os Vendedores votaram com Adesivos Verdes e
Os Clientes votaram com Adesivos Vermelhos.
Não foi nenhuma surpresa para mim
ao ver que os Clientes e Vendedores
não Votaram nos mesmos Pontos Chaves / Oportunidade de Inovação.
Vendedores e Respectivos Clientes na mesma sala na hora de votar
Os Vendedores votaram com Adesivos Verdes e
Os Clientes votaram com Adesivos Vermelhos.
Não foi nenhuma surpresa para mim
ao ver que os Clientes e Vendedores
não Votaram nos mesmos Pontos Chaves / Oportunidade de Inovação.
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação
CRIAVIVA Consultoria
Strategic Decision Mapping
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação
CRIAVIVA Consultoria
Strategic Decision Mapping
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
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