Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador
É comum algumas empresas terem a expectativa de que ao final de um Workshop
teremos Vários Projetos com Vários Grupos de Trabalho.
teremos Vários Projetos com Vários Grupos de Trabalho.
A Facilitação de um Workshop com o Decision Mapping:
- Começa com o Levantamento de Vários Sintomas (Vários Problemas)
- Na seqüência Definimos o Objetivo Comum
- Descobrimos o Diagnóstico (A Causa ou O Problema Principal)
- Terminamos com apenas um Plano de Ações
Quando o cliente insiste na necessidade de ter vários projetos,
eu informo que é necessário ter vários Objetivos diferentes,
pois para cada Objetivo distinto teremos um Diagnóstico ou Projeto distinto.
eu informo que é necessário ter vários Objetivos diferentes,
pois para cada Objetivo distinto teremos um Diagnóstico ou Projeto distinto.
----------------------------------------
O método abaixo pode gerar vários projetos para um único Objetivo.
- Objetivo: Aumentar as vendas
- Brainstorming: "De que maneiras podemos Aumentar as Vendas?"
- Agrupamento das Idéias
- Cada Agrupamento gera um Projeto e um Grupo de Trabalho distinto.
A diferença deste método é que não se busca a Descoberta do Diagnóstico,
correndo o risco de gerar várias ações sintomática simultâneas,
que consomem recursos e podem não gerar resultados sustentáveis.
correndo o risco de gerar várias ações sintomática simultâneas,
que consomem recursos e podem não gerar resultados sustentáveis.
Na minha opinião, é preferível
ter Três Projetos (Diagnósticos) Seqüenciais sempre com Foco
do que ter Três Projetos (Sintomáticos) Paralelos perdendo o Foco,
ou seja:
- é melhor fazer Três pequenos workshops de 3 horas cada, no decorrer de um ano
- do que fazer Um grande workshop de dois dias, uma vez ao ano.
ter Três Projetos (Diagnósticos) Seqüenciais sempre com Foco
do que ter Três Projetos (Sintomáticos) Paralelos perdendo o Foco,
ou seja:
- é melhor fazer Três pequenos workshops de 3 horas cada, no decorrer de um ano
- do que fazer Um grande workshop de dois dias, uma vez ao ano.
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação
CRIAVIVA Consultoria
Strategic Decision Mapping
criaviva@terra.com.br - http://www.criaviva.com.br/
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação
CRIAVIVA Consultoria
Strategic Decision Mapping
criaviva@terra.com.br - http://www.criaviva.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário