Existem várias metodologias de:
- Análise e Tomada de Decisão
- Diagnóstico e Solução de Problemas
- Planejamento de Mudanças/Inovação/Estratégia
Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping.
Exemplo: A metodologia: The Pyramid Principle de Bárbara Minto
(Princípio da Pirâmide de Bárbara Minto) é mais uma delas e é composta de duas Partes:
1. Definir o Problema: "SCQ Framework":
- Situação: Informações Relevantes
- Complicação: Sinais de Preocupação
- Questão Chave: Definição do Problema
2. Solucionar o Problema:
- Pyramid - Analysis (parece com Ishikawa Diagram)
Exemplo de Aplicação da Metodologia - Empresa Ford:
- http://www.slideshare.net/sunilngupta/guptasunilfordscqv4
Um pouco mais sobre a Metodologia:
- http://www.slideshare.net/achevallier/ibps-slideshare
Podemos Comparar a Metodologia "The Minto Pyramid Principle" com o
I.D.M. "Innovation Decision Mapping", também dividindo em duas Partes:
1. Definir o Problema (do Sintoma ao Diagnóstico):
- Sintomas Percebidos / Situação Inicial (análise)
- Resultado Desejado no Futuro, Objetivo ou Meta
- Descoberta do Diagnóstico - Diagrama de Causa e Efeito (causa raiz)
2. Solucionar o Problema (Solucionar o Diagnóstico)
- Pirâmide de Causa e Efeito nos dois eixo Horizontal e Vertical
- Mapa Mental, mas com Causa e Efeito Bidimensional
- É um Ishikawa Diagram mais complexo
No Brasil sofremos com a "Percepção Sintomática" (Postura de Vítima).
Quando eu faço um Brainstorming de "Situação" ou "Complicação" ou "Questão Chave" (SCQ)
É comum aparecer: Reclamações, Dificuldades, Dores, Incômodos e Culpados Externos.
Eu percebo muita dificuldade das pessoas distinguirem as três categorias:
"Situação", "Complicação" e "Questão Chave"
É por este motivo que eu utilizo o termo "Diagnóstico", deixando bem claro
a diferença entre Sintomas e Diagnóstico.
- Diagnóstico = "Problema" a ser resolvido / "Obstáculo" que impede de atingir o Objetivo
- Sintomas = "Problemas" ou Sinais Negativos de fácil percepção / Ponta do Iceberg
sem enfatizar que a "Questão Chave" é o "Diagnóstico" e não os Sintomas
pode gerar Resultados Insatisfatórios ou Fracos.
Um outro ponto interessante do The Pyramid Principle
é que na Análise da Questão Chave (Na Pirâmide)
os níveis abaixo podem ser simplesmente agrupados (dedução)
ou podem ser estruturados em diagrama de Causa e Efeito (indução).
No I.D.M. Innovation Decision Mapping todos os Níveis da Pirâmide são construídos
numa Relação de Causa e Efeito no Sentido Horizontal e Vertical (Raciocínio Lógico Indutivo).
O que não ficou claro lendo os artigos na web é o processo de análise em cada nível da Pirâmide.
Os artigos citam apenas as duas perguntas padrões: "Por Que?" e "Como?",
mas não descrevem o Processo de Divergência e Convergência em cada nível.
No I.D.M. Innovation Decision Mapping, eu utilizo o
Brainstorming, Diagrama de Causa e Efeito e Votação em cada nível.
Vídeo no YouTube:
Para saber mais sobre a Metodologia I.D.M. - Innovation Decision Mapping:
- http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
Para saber mais sobre Priorização de Problemas
- http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/02/como-priorizar-os-problemas-e.html
Para saber mais sobre Pensamento de Análise e Síntese:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/09/metodologia-e-ferramentas-do-processo.html
Para saber mais sobre Raciocínio Lógico:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/02/raciocinio-logico-organizar-o.html
Para saber mais sobre Raciocínio Lógico e Gerações X e Y ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/01/geracao-y-informacao-raciocinio-logico.html
Seja Simples.
Eurico Gushi - Facilitador de Reunião - 26 Anos
CRIAVIVA - Metodologia I.D.M. - Facilitação, Estratégia e Relacionamento Fornecedor-Cliente.
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