Muitas empresas já perceberam que os dois conceitos abaixo são diferentes:
- Foco NO Cliente: Atender as Necessidades do Meu Cliente
- Foco DO Cliente: Atender as Necessidades do Cliente do Meu Cliente
Na teoria é tudo bonito e simples,
mas na prática o "Foco DO Cliente" passa despercebido.
Um exemplo bem simples.
Podemos ter três tipos de vendedores de uma indústria ou distribuidora:
1. Com Foco no Vendedor:
- Preocupado Somente com as Suas Próprias Necessidades
- O seu Objetivo é vender mais para aumentar a sua Comissão
- Não se importa com o nível de estoque ou sustentabilidade do seu cliente
2. Com Foco no Cliente:
- Preocupado com as Necessidades do Seu Cliente (Varejo)
- O seu Objetivo é garantir Preço baixo e Alto Giro para o Cliente
- Não se importa com o Mix Ideal ou Ruptura (falta de produto)
3. Com Foco no Foco do Cliente (Consumidor):
- Preocupado com as Necessidades do Cliente do seu Cliente (O Consumidor)
- O Seu Objetivo é garantir o Mix Adequado: Variedade e não ter Ruptura
- Este é um exemplo de Consultor de Vendas (Pratica a "Venda Consultiva")
Atingir o nível Três (Consultor de Vendas) não é fácil,
mas podemos começar com a atividade abaixo.
Fazer Três Brainstormings com a Equipe de Vendas,
com os Seguintes Temas na Seqüência:
- 1. Quais são as Necessidades do Consumidor (Cliente do Cliente)
- 2. Quais são as Necessidades do Varejo (Cliente)
- 3. Quais são as Oportunidades de Melhoria que temos para Atender Melhor os nossos Clientes?
Não esquecer que após dada um dos Brainstormings é necessário
Priorizar os principais itens e fazer uma relação de Causa e Efeito entre eles.
Eu já fiz esta atividade (Focus Group com Colaboradores Internos = Vendedores)
várias vezes e é incrível como os próprios vendedores ficam surpresos com o resultado (descoberta),
pois era algo que eles já sabiam (conhecimento tácito) mas não praticavam.
Podemos ir um pouco além e fazer mais Focus Group:
- Com os Varejistas (Clientes)
- Com os Consumidores (Clientes dos Clientes)
Nestes dois Focus Group fazemos Brainstorming
para descobrir as Reis Necessidades,
direto da Fonte, sem o filtro do vendedor.
Um cuidado que temos ao fazer Focus Group com Clientes
é saber escolher o Perfil ideal das pessoas que irão participar do Focus Group:
(Cliente) Distribuidora:
- Proprietário e/ou
- Comprador e/ou
- Logística e/ou
- Vendedor ...
(Cliente) Varejo:
- Proprietário e/ou
- Comprador e/ou
- Repositor e/ou
- Promotora e/ou
- Caixas e/ou
- Empacotadores ...
(Cliente) Consumidor:
- Shopper e/ou
- Usuários do Produto e/ou
- Consumidor do Produto ...
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia, Inovação e Focus Group
CRIAVIVA Consultoria
Strategic Decision Mapping
http://www.criaviva.com.br/
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