Eu tenho percebido muitas buscas na internet por
- "COMO Descobrir as Necessidades dos Clientes?" (Sintoma)
- "PARA QUE Descobrir as Necessidades dos Clientes?" (Resultado Desejado)
- "Para o Cliente comprar o meu Produto ou Serviço" (Resultado Desejado)
- "O que faz o cliente comprar o meu Produto ou Serviço?"
- "Percepção"
A Percepção pode ser de:
- Percepção da Necessidade (o sintoma inicial)
- Percepção da Melhor Opção
- Percepção de Satisfação
A Percepção pode ser de:
- Percepção da Necessidade (o sintoma inicial)
- Percepção da Melhor Opção
- Percepção de Satisfação
Ou em outras palavras:
- A Percepção da Necessidade de um Produto ou Serviço
- A Percepção da Melhor Opção no Momento da Compra (física ou virtual)
- A Percepção de Satisfação no "Consumo" (Experiência ) do Produto ou Serviço
- De: Como Entender a Necessidade do Cliente
- Para: Como Entender a Experiência (percepção) do Cliente
pode nos dar a Real Dimensão da Satisfação ou seja,
se estamos Realmente Atendendo as Necessidades dos clientes.
É na Experiência também que temos a Percepção de novas Necessidades.
Por isso considero o Protótipo uma etapa fundamental no processo de inovação.
Na prática, acredito que a modelo Ideal para desenvolver um Produto ou Serviço
é quando o Inovador (Desenvolvedor) é também o Consumidor do Produto ou Serviço.
- http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/2011/10/inovacao-partir-do-usuario.html
Não concordo com o Steve Jobs quando ele diz que não ouve os Consumidores.
Ele próprio era um consumidor dos produtos que a Apple desenvolve.
Os colaboradores são o Focus Group dos produtos da Apple.
- http://blogs.hbr.org/anthony/2012/01/_usually_the_question_comes.html
Neste contexto do Consumer-Inovator o Design Thinking faz todo o sentido .
Nos casos em que o Desenvolvedor (Inovador) não é o Consumidor do seu Produto ou Serviço
entra o modelo da Co Criação ou Focus Group.
Novamente o Design Thinking faz todo o sentido.
Pena que a maioria das empresas se preocupam mais em
monitorar, espionar e copiar os concorrentes
do que ir na fonte das Inovações e Vantagens Competitivas:
chamar o Consumidor para Ouvir (Focus Group) ou Co Criar as Inovações.
Vídeos no Youtube:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/co-descoberta-de-necessidades-dos.html
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-para-descobrir-necessidades.html
Playlist no YouTube com um Mini Curso da Metodologia IDM:
https://www.youtube.com/playlist?list=PL2yXThNOubz-LejlqlJeZzjCb89CGG1M_
Playlist no YouTube sobre Reuniões Produtivas
https://www.youtube.com/playlist?list=PL2yXThNOubz-jlCubIL9fsH4Zl012gaF1
Como Criar Cultura de Reuniões Produtivas: https://youtu.be/O6-EjDzx5iU
Como Funciona Facilitação de Reunião: https://youtu.be/psK5xwKrJAs
Facilitar Reunião em Menos Tempo: https://youtu.be/Q0QPyH1ooa0
Desafios Facilitação Reunião: https://youtu.be/3QB3Et5TQOw
Formação Facilitadores Reunião: https://youtu.be/40UTbMp7I4M
Seja Simples.
Eurico Gushi - Facilitador de Reunião
Nosso Foco: "Produtividade em Reuniões" - 26 Anos
CRIAVIVA - Metodologia I.D.M. - Colaboração, Estratégia, Engajamento e Inovação
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/
http://criavivaconsultoria.blogspot.com/
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9.9778-7486
hugogushi@gmail.com - (11) 9.9727-3332 - WhatsApp
Muito legal sua metodologia e seu blog Eurico. Gratidão por compartilhar abertamente.
ResponderExcluirQuem me falou sobre você foi o Lacerda. Ele é meu Coach e como conversei com ele hoje pela manha sobre um grupo de facilitadores com quem estou me encontrando aqui em Curitiba, ele me falou sobre você. Estou lendo com atenção e tendo alguns insights para trabalhar um cliente de coaching.
Mais uma vez, obrigada!
Cláudia Krüger
Muito legal sua metodologia e seu blog Eurico. Gratidão por compartilhar abertamente.
ResponderExcluirQuem me falou sobre você foi o Lacerda. Ele é meu Coach e como conversei com ele hoje pela manha sobre um grupo de facilitadores com quem estou me encontrando aqui em Curitiba, ele me falou sobre você. Estou lendo com atenção e tendo alguns insights para trabalhar um cliente de coaching.
Mais uma vez, obrigada!
Cláudia Krüger