Quando queremos Descobrir as Necessidades dos Clientes ou
desenvolver um Novo Produto ou Serviço de Valor para os Clientes,
me incomoda o Termo ou Conceito "Empatia".
Me parece que a "Empatia" é mais uma desculpa para:
- não ouvir o cliente
- não interagir com o cliente
- não fazer workshops de focus group
- não fazer workshops de co-criação
- e exercer a prepotência
Eu acho que Empatia é algo muito difícil de praticar de verdade.
Acho que não temos esta competência, acho até que vai contra a natureza humana.
No máximo eu posso Fingir que sou o Cliente e desenvolver o Produto ou Serviço do"Cliente"
e no final acabo desenvolvendo um Produto ou Serviço que "Eu" gostaria de Comprar.
Vamos analisar a "Empatia" dentro da
Metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping:
- Sintomas (Presente)
- Resultado Desejado (Futuro)
- Diagnóstico (Heurística)
- Ideias (Solução: Produto ou Serviço)
Sintomas.
Acredito que nesta primeira etapa
seja a mais fácil de praticar a Empatia para Descobrir:
- Quais os Problemas Percebidos pelo Cliente?
- Onde Dói; O Que Preocupa o Cliente?
Acho que nesta etapa começa a ficar
mais difícil praticar a Empatia para Descobrir:
- Os Objetivos do Clientes
- Os Sonhos ou Aspirações dos Clientes
Diagnóstico:
Nesta etapa é quase impossível praticar a Empatia,
pois o Cliente não sabe qual é o Real Problema (Diagnóstico)
e o Processo de Descoberta do Diagnóstico é um Processo Heurístico (Tentativa e Erro),
onde o Conhecimento Tácito e a Intuição são muito Importantes.
Idéias:
Muitas vezes os Fornecedores geram Idéias para Aliviar os Sintomas,
que percebem através da Empatia, mas
não Resolvem o Real Problema (Diagnóstico).
Em cada uma das etapas acima aplicamos o Brainstorming para gerar as Opções
e em seguida fazemos as Escolhas ou Priorização das melhores Opções.
Quando falamos em Empatia, podemos Gerar Opções de forma Empática,
mas na hora de Priorizar, Escolher e Decidir, acabamos utilizando os
nossos Critérios, Valores e Crenças, sendo muito difícil ser Empático nesta hora,
como resultado, o Produto final atenderá as Necessidades do Fornecedor e não do Cliente.
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - www.criaviva.com.br
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
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