Eu tenho chamada a atenção para o perigo de
gerar Idéias Criativas prematuramente
sem antes fazer um Bom Diagnóstico
(descobrir o Real Problema ou Obstáculo).
O artigo abaixo alerta para o mesmo perigo:
Early Prototypes Can Hurt a Team's Creativity - Harvard Business Review
by Paul M. Leonardi
Early on, a manager’s mantra should be:
“I don’t want to hear solutions.
I want to hear about the problems that our product needs to solve.”
http://hbr.org/2011/12/early-prototypes-can-hurt-a-teams-creativity/ar/1
Este artigo alerta para o perigo de construir Protótipo "perfeitos"
sem antes definir o Problema (Diagnóstico).
O que pode Estimular, prematuramente,
a Geração de Idéias e Protótipo é a leitura superficial
do Processo de Design Thinking:
- Inspiração: Oportunidade e Necessidades
- Ideação: Brainstorming e Protótipo
- Implementação: Gestão Operacional
Para um olhar superficial do Processo de Design Thinking
parece que não existe uma Etapa Heurística de Descoberta do Diagnóstico.
Aqui no Brasil, o que eu tenho orientado é para seguir todas as Etapas
da Metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping:
- Sintoma: Perceber o Sintoma como Oportunidade de Inovação
- Resultado Desejado: Descobrir qual o Resultado Desejado do Cliente ou Consumidor
- Diagnóstico: Descobrir o que Realmente Impede o Cliente de atingir o Resultado Desejado
- Idéias e Protótipo: Somente a partir desta etapa é que pensamos na Solução
- Implementação: Gestão Operacional
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
CRIAVIVA Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - http://www.criaviva.com.br/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
Muito bom os seus artigos Eurico.
ResponderExcluirVou manter contato.