WORKSHOP: Foco no Diagnostico ou Foco nos Sintomas?

Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador
É comum algumas empresas terem a expectativa de que ao final de um Workshop
teremos Vários Projetos com Vários Grupos de Trabalho.
A Facilitação de um Workshop com o Decision Mapping:
 - Começa com o Levantamento de Vários Sintomas (Vários Problemas)
 - Na seqüência Definimos o Objetivo Comum  
 - Descobrimos o Diagnóstico (A Causa ou O Problema Principal)
 - Terminamos com apenas um Plano de Ações
Quando o cliente insiste na necessidade de ter vários projetos,
eu informo que é necessário ter vários Objetivos diferentes,
pois para cada Objetivo distinto teremos um Diagnóstico ou Projeto distinto.
----------------------------------------
O método abaixo pode gerar vários projetos para um único Objetivo.
- Objetivo: Aumentar as vendas
- Brainstorming: "De que maneiras podemos Aumentar as Vendas?"
- Agrupamento das Idéias
- Cada Agrupamento gera um Projeto e um Grupo de Trabalho distinto.
A diferença deste método é que não se busca a Descoberta do Diagnóstico,
correndo o risco de gerar várias ações sintomática simultâneas,
que consomem recursos e podem não gerar resultados sustentáveis.
Na minha opinião, é preferível
ter Três Projetos (Diagnósticos) Seqüenciais sempre com Foco
do que ter Três Projetos (Sintomáticos) Paralelos perdendo o Foco,
ou seja:
 - é melhor fazer
Três pequenos workshops de 3 horas cada, no decorrer de um ano
 - do que fazer
Um grande workshop de dois dias, uma vez ao ano.  

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping
criaviva@terra.com.br  -  http://www.criaviva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário