Mitos Sobre Inovacao

Olá amigos do Grupo Líder Facilitador.

O Artigo abaixo fala de 5 Mitos sobre a Inovação:
The 5 Myths of Innovation - SMR

 - http://sloanreview.mit.edu/the-magazine/2011-winter/52210/the-5-myths-of-innovation/

O artigo é interessante, mas superficial/macro.

Na minha opinião o maior de todos os Mitos sobre a Inovação é: 
"A Inovação é resultado de um único e extenso Brainstorming".

A Inovação é resultado de um Processo (Metodologia) e não de um Evento (Brainstorming).
O Brainstorming é sim, junto com o Diagrama de Causa e Efeito, 
as duas Principais Ferramentas que eu utilizo no decorrer de um Processo de Inovação.
 
Eu uso o Brainstorming e o Diagrama de Causa e Efeito em cada uma da Etapas abaixo:
 - Descobrir Oportunidades de Inovação (Produto, Serviço, Segmento de Mercado, Processo, etc.)
 - Descobrir o Segmento a ser Atendido (Perfil Comportamental, Região, Sazonalidade, etc.)
 - Descobrir as Reais Necessidades do Segmento
 - Descobrir os Fatores Críticos de Sucesso ou o Diagnóstico
 - Desenvolver o Produto ou Serviço ou Gerar Idéias (Esta etapa é apenas uma parte do Processo)
 - Protótipo
 - Criatividade e Melhoria do Produto - Extensão do Produto, Linha o Marca
 - Temos também Inovação em Processos: Produção, Distribuição, Comercialização, etc.

 
  

Apenas para citar algumas Metodologias de Inovação:
 - Design Thinking
 - Estratégia do Oceano Azul
 - Innovation Decision Mapping


É claro que existem outros conhecimentos que devemos buscar além de Metodologias e Ferramentas.
Por exemplo, para aplicar o Brainstorming acho bom conhecer alguns Conceitos:
 - Conhecimento Tácito e Intuição
 - Mecanismo de Defesa: Racionalização
 - Modelo Mental, Linguagem e Percepção
 
Se alguém começar a desconfiar que aplicar o Brainstorming não é tão fácil assim,
não esqueça que a etapa de Priorização é mais complexa, pois envolve
além dos conceitos acima:
 - Critérios e Valores
 - Diagramas de Causa e Efeito


  
   
Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop (Reunião) de Inovação,
Design Thinking, Focus Group, Estratégia e Diagnóstico


CRIAVIVA  Consultoria - Innovation Decision Mapping 
criaviva@yahoo.com.br  -  www.criaviva.com.br 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário