Excelência Operacional com Integração da Equipe e Gestão do Conhecimento

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador 
  
O Tema Excelência Operacional
tem sido um tema recorrente nos últimos Workshops que Facilitei.
  
Uma análise superficial do tema, sem Diagnóstico,
nos leva a pensar em fazer o Redesenho dos Processos,
mas durante os Workshops apareceram duas variáveis fundamentais:
  • Integração da Equipe (Interfaces entre Áreas) / O Ser Humano
  • Gestão do Conhecimento (Tácito) / Aprendizagem Contínua       
   Metodologia IDM - Innovation Decision Mapping - Facilitação de Workshop - Treinamento Liderança  
  
No início do Workshop o grupo pensa apenas em:
  • Listar os Processos
  • Priorizar os Processos
  • Redesenhar os Processos
  • Definição de Indicadores de Gestão da Qualidade dos Processos 
Mas durante o Workshop o grupo percebe que a Causa dos Problemas
está nas Interfaces entre as Áreas:
  • Um área não conhece o que a outra Área faz
  • Existe muito Conhecimento Tácito não Compartilhado
  • Falta de Conexão entre as Áreas / As Interfaces são ignoradas 
   Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Workshop Treinamento Liderança   
    
Em alguns dos Workshops, nós realizamos também 
Atividades Experienciais (Comportamentais) para trabalhar:
  • Empatia
  • Desprendimento
  • Trabalho em Equipe
  • Sensibilização para a Importância das Interfaces
    (estas atividades foram conduzidas pela Aprendix
   Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Workshop Treinamento Liderança  
    
A parte cognitiva seguiu sempre a Metodologia I.D.M.
Innovation Decision Mapping com vários Brainstorming e
Diagramas de Causa e Efeito:
  • Sintomas: Compartilhar os Sintomas Percebidos (Onde Dói - Incômodo)
  • Objetivo: Definir o Propósito do Grupo e o Objetivo em Comum
  • Diagnóstico: Priorização de Processos (Interfaces) 
  • Idéias e Solução: Redesenho dos Processos    
O Segundo Elemento Fundamental para a Excelência Operacional é
a Gestão do Conhecimento:
  • Compartilhar Conhecimento Tácito
  • Experiência dos Colaboradores
  • Redesenho dos Processos
  • Acesso aos Processos (Documentação)
  • Treinamento
    (ver SECI - Takeuchi e Nonaka - Gestão do Conhecimento)  
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Workshop Treinamento Liderança
   
Durante o Workshop (Diagnóstico),
a Equipe percebe que os problemas existentes hoje são fruto da
Gestão de Processos sem considerar a Gestão do Conhecimento,
pois cada Melhoria de Processos gera Novo Conhecimento Tácito (Experiência):
  • Aplicação dos Processos --> Novo Conhecimento Tácito
  • Novo Conhecimento Tácito --> Necessidade de Redesenho dos Processos
  • Novos Processo --> Novo Conhecimento Tácito  
Metodologia IDM Innovation Decision Mapping - Workshop Treinamento Liderança Facilitação
    
Por fim, manter a Excelência Operacional necessita também de:
  • Humildade, Cooperação, Sinergia
  • Sair da Zona de Conforto
  • Respeito, Disciplina
  • Comprometimento  
Para saber mais sobre Comprometimento e Socialização ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/04/comprometimento-socializacao-e-workshop.html
   
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
 
CRIAVIVA  Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br  -  http://www.criaviva.com.br/  
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/

Nenhum comentário:

Postar um comentário