Em vários Workshops de Diagnóstico
o tema Comprometimento apareceu como Prioritário,
mas quando partimos para um Brainstorming de Ideias,
os grupos apresentaram dificuldade para desenvolver uma Solução eficaz.
Uma atividade que ajuda ou facilita a geração de Ideias para um Problema
é fazer a Análise para melhorar o Entendimento do Problema.
Exemplo:
- O Comprometimento é com as Pessoas (Líder, Colegas e Equipe)? ou
- O Comprometimento é com a Empresa (Missão, Visão e Objetivos)?
Quando o grupo prioriza o Comprometimento com Pessoas
e ainda assim não conseguem gerar ideias,
eu, em alguns casos, apresento a Pirâmide de Maslow ,
associando Comprometimento com a Necessidade de Socialização.
A partir deste ponto o grupo começa a gerar ideias para
melhorar a Socialização e consequentemente
o Comprometimento com as Pessoas (Líder, Companheiros e Equipe)
As Atividades de Socialização podem ser:
- Informais: Espaço do Café, Happy Hour ou Festas de Final de Ano ou
- Formais: Eventos de Integração, Workshops de Brainstorming e Melhoria Contínua.
A partir deste ponto o Grupo começa a perceber que
o Workshop de Brainstorming (ou Metodologia I.D.M.) também é
um Evento que melhora (Benefícios Indiretos):
- a Socialização
- o Comprometimento
- a Integração e Comunicação
- o Relacionamento Interpessoal
- Visão Sistema
- Melhoria da Qualidade
- Solução de Problemas
- Excelência Operacional
- Aprendizagem e Melhoria Contínua
O Projeto Comprometimento através da Socialização
pode então ter as duas Etapas abaixo:
- Treinamento da Liderança e Equipes em Workshop de Brainstorming (Ou I.D.M.)
. Regra do Brainstorming: Sem Justificar
. Metodologia: I.D.M. - Innovation Decision Mapping
. Carga horária de 4 horas - Workshops Mensais de Brainstorming
. Objetivo: Socialização
. Manter Clima de Confiança e Transparência
. Carga horária de 2 horas
Nas empresas temos vários gestores:
- Gestor de Processos
- Gestor da Qualidade
- Gestor da Inovação
- Gestor de Pessoas
- Gestor da Sustentabilidade
- Gestor da Socialização (Comprometimento com Pessoas)
realizar Workshops de Brainstorming (ou I.D.M.) semestralmente com Clientes,
também com o Objetivo de melhorar a Socialização ou Relacionamento,
além de descobrir Necessidades e Oportunidades de Crescimento.
Neste caso esta atividade com Clientes já não é novidade,
pois algumas empresas já fazem isto (Workshop de Focus Group)
como parte do Programa de Relacionamento (CRM).
----------------
Para saber mais sobre Socialização e Equipe
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/07/integracao-da-equipe-qualidade-de-vida.html
Para saber mais sobre Atitude e Comprometimento ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/03/atitude-motivacao-comprometimento.html
Para saber mais sobre Atitude de Protagonista e de Vítima ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/02/atitudes-de-vitima-e-protagonista-e.html
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estrategia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
CRIAVIVA - Treinameto de Liderança
http://www.criaviva.com.br/ - criaviva@yahoo.com.br
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/
Nenhum comentário:
Postar um comentário