Brainstorming

O Brainstorming é uma das Principais Ferramentas  no Processo de
Facilitação de Workshop de Inovação, Design Thinking ou Estratégia.

BRAINSTORMING CLÁSSICO:
 

O termo “Brainstorming” e as suas Regras Originais estão no Livro
"Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Thinking"
escrito por Alex Osborn, um Publicitário Americano em 1953. 
Alex Osborn criou a Ferramenta Brainstorming
para melhorar a Geração de Idéias Novas ou Criativas
nas suas Reuniões de Trabalho.

O Objetivo do Brainstorming é:
 - Gerar uma grande Quantidade de Idéias para uma Questão

As Regras (Clássicas) do Brainstorming são:
 - Não Julgue ou Critique as Idéias
 - Busque uma Grande Quantidade de Idéias
 - Peque Carona nas Idéias dos Outros
 - Idéias Absurdas são Bem Vindas

BRAINSTORMIG ADAPTADO:

Depois de vivenciar algumas dificuldades e resultados insatisfatórios
utilizando o Brainstorming, aqui no Brasil, utilizando suas Regras Originais,
Eu acabei fazendo algumas Adaptações para a Nossa Cultura Brasileira.
Felizmente as adaptações adotadas estão gerando Resultados Surpreendentes. 
 
Atualmente eu utilizo as Seguintes Regras no Brainstorming:
 - Não Justifique as Suas Idéias (Queremos a sua Percepção)
 - Use a sua Intuição (Use o Conhecimento Tácito)

  

Em média eu utilizo duas folhas de Flipchart (30 idéias) e
raramente eu utilizo mais de três folhas de Flipchart (45 idéias),
isto porque eu utilizo o Brainstorming com a Metodologia de Inovação,
"Innovation Decision Mapping" que tem quatro etapas:
Sintomas, Objetivo, Diagnóstico e Solução,
e em cada uma das quatro etapas eu aplico a Ferramenta Brainstorming.
   
  

PROCESSO DE SELEÇÃO DA MELHOR IDÉIA: 
   
Após o Brainstorming, iniciamos o Processo de Seleção ou
Escolha da(s) Melhor(es) Idéias.
 
Atualmente eu conduzo a Escolha da Melhor Idéia em duas Etapas
 1. Selecionar as Cinco Melhores Idéias
 2. Selecionar a Melhor Idéia sobre o Diagrama de Causa e Efeito
  
1. Selecionar as Cinco Melhores Idéias em Grupo:

 - Cada Participante tem direito a três votos e
   pode votar da forma que quiser:
   um voto em três idéias ou
   três votos em uma idéia ou
   um voto e dois votos em duas idéias.
 - Regra: Não Justificar e Usar a Intuição
 - Eu faço a contagem dos votos e seleciono as cinco mais votadas.

2. Selecionar a Melhor das Cinco Idéias:

 - Colocamos as Cinco Idéias numa sequência de causa e efeito.
   As Causas do lado esquerdo e as Consequências do lado Direito
 - Cada participante tem direito a três votos,
   mas todos devem escolher as duas melhores idéias,
   colocando um voto e dois votos nestas duas idéias.
 - Contamos os Votos e Selecionamos a que tiver mais votos.
   Se der empate, selecionados o que estiver mais à direita,
   por ser a idéia mais ampla.

  

Este é o Processo que tem gerado melhores resultados,
novamente dentro da Metodologia de Inovação:
"Innovation Decision Mapping".

EXEMPLO: 

Exemplo de Brainstorming realizado com Cinco Participantes.

    

O item mais votado nesta Primeira Votação foi: "Sobrar Tempo",
Esta é uma Votação Sintomática (Percepção só de Consequência)

Separamos as cinco idéias mais votadas e após fazermos o Diagrama de Causa e Efeito
realizamos uma Nova Votação:

  

O item mais votado nesta Segunda Votação foi: "Maior Produtividade",
Esta é uma Votação no Diagnóstico (Percepção de Causa e Efeito).

Na maioria das vezes que eu faço Brainstorming em casos Reais,
a Primeira Votação dá Muito Diferente da Segunda Votação,
pois são Pensamentos ou Atitudes Diferentes:
 - 1a.: Atitude Sintomática (Vítima), Percepção só de Consequência
 - 2a.: Atitude Diagnóstica (Protagonista), Percepção de Causa e Efeito ou Sistêmica
 
Outros Exemplos de Brainstorming disponível no Slideshare:
 - http://www.slideshare.net/criaviva/presentations
 
DIFICULDADES DO BRAINSTORMING: 

Na minha percepção existem quatro grandes dificuldades
na Aplicação da Ferramenta Brainstorming no Processo de Inovação:

 - Processo de Escolha da Melhor Idéia
 - Saber como Formular as Perguntas
 - Postura de Vítima do Participante
 - Habilidade do Facilitador

Neste artigo eu descrevi um Procedimento para a Escolha da Melhor Idéia.
O Ponto Chave é o Diagrama de Causa e Efeito - Visão Sistêmica.

Para saber Formular as Perguntas eu uso a Metodologia "Innovation Decision Mapping",
que dá uma orientação para a Sequência de Perguntas:
Sintoma, Resultado Desejado, Diagnóstico e Solução.

Para lidar com a Postura de Vítima do Participante eu uso a Regra: Não Justificar e
a Metodologia Innovation Decision Mapping que começa com os Sintomas Percebidos.

Por fim o Facilitador precisa praticar para adquirir Experiência e Habilidade.
Eu já apliquei o Brainstorming em Grupos
por mais de 4.500 vezes em mais e 800 Workshops reais.
São mais de 18 anos de Experiência Prática e mais de 30 anos de estudos e pesquisas e
cada Workshop é uma nova História e Aprendizagem.

Caso tenho alguma dúvida de como usar o Brainstorming,
deixe um comentário ou envie um e-mail.
 
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Para saber mais sobre Braistorming: 
 - http://brainstorming-idm.blogspot.com.br/  

Para saber mais sobre outras ferramentas de Criatividade ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2011/04/criatividade-inovacao-ferramenta.html
 
 
Felicidade 
Eurico Gushi 
Facilitador de Workshop de Plan. Estratégico e Inovação 
www.criaviva.com.br  -  criaviva@yahoo.com.br  
(11) 9 9778-7486 
  
CRIAVIVA  Consultoria - Workshop de Estratégia e Inovação   
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/   
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/    

2012 

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