Facilitação de Workshop de Planejamento de Mudanças,
Inovação, Design Thinking ou Estratégia.
BRAINSTORMING CLÁSSICO:
O termo “Brainstorming” e as suas Regras Originais estão no Livro
"Applied Imagination: Principles and Procedures of Creative Thinking"
escrito por Alex Osborn, um Publicitário Americano em 1953.
Alex Osborn criou a Ferramenta Brainstorming
para melhorar a Geração de Ideias Novas ou Criativas
nas suas Reuniões de Trabalho.
O Objetivo do Brainstorming é:
- Gerar uma grande Quantidade de Idéias para uma Questão
- Não Julgue ou Critique as Ideias
- Busque uma Grande Quantidade de Ideias
- Peque Carona nas Ideias dos Outros
- Ideias Absurdas são Bem Vindas
Depois de vivenciar algumas dificuldades e resultados insatisfatórios
utilizando o Brainstorming, aqui no Brasil, utilizando suas Regras Originais,
Eu acabei fazendo algumas Adaptações para a Nossa Cultura Brasileira.
Felizmente as adaptações adotadas estão gerando Resultados Surpreendentes.
Atualmente eu utilizo a Seguinte Regra no Brainstorming:
- Sem Justificar
Em média eu utilizo duas folhas de Flipchart (25 idéias) e
raramente eu utilizo mais de três folhas de Flipchart (36 idéias),
isto porque eu utilizo o Brainstorming com a Metodologia I.D.M.
"Innovation Decision Mapping" que tem quatro etapas:
Sintomas, Objetivo, Diagnóstico e Solução,
e em cada uma das quatro etapas eu aplico a Ferramenta Brainstorming.
isto porque eu utilizo o Brainstorming com a Metodologia I.D.M.
"Innovation Decision Mapping" que tem quatro etapas:
Sintomas, Objetivo, Diagnóstico e Solução,
e em cada uma das quatro etapas eu aplico a Ferramenta Brainstorming.
PROCESSO DE SELEÇÃO DA MELHOR IDEIA:
Após o Brainstorming, iniciamos o Processo de Seleção ou
Escolha da(s) Melhor(es) Idéias.
Escolha da(s) Melhor(es) Idéias.
Atualmente eu conduzo a Escolha da Melhor Ideia em duas Etapas:
1. Selecionar as Cinco Melhores Idéias em Grupo:- 1. Selecionar as Cinco Melhores Ideias
- 2. Selecionar a Melhor Ideia sobre o Diagrama de Causa e Efeito
- Cada Participante tem direito a três votos e
pode votar da forma que quiser:
- um voto em três ideias ou
- três votos em uma ideia ou
- um voto e dois votos em duas idéias. - Regra: Sem Justificar e Usar a Intuição
- Eu faço a contagem dos votos e seleciono as cinco mais votadas.
- Colocamos as Cinco Idéias numa sequência de causa e efeito.
- As Causas do lado esquerdo e as Consequências do lado Direito
- Cada participante tem direito a três votos,
mas todos devem escolher as duas melhores idéias,
colocando um voto e dois votos nestas duas idéias. - Contamos os Votos e Selecionamos a que tiver mais votos.
Se der empate, selecionados o que estiver mais à direita,
por ser a ideia mais ampla.
Este é o Processo que tem gerado melhores resultados,
novamente dentro da Metodologia de Inovação: "I.D.M. Innovation Decision Mapping".
EXEMPLO:
Exemplo de Brainstorming realizado com Cinco Participantes.
O item mais votado nesta Primeira Votação foi: "Sobrar Tempo",
Esta é uma Votação Sintomática (Percepção só de Consequência) Separamos as cinco idéias mais votadas e após fazermos o Diagrama de Causa e Efeito
realizamos uma Nova Votação:
O item mais votado nesta Segunda Votação foi: "Maior Produtividade",
Esta é uma Votação no Diagnóstico (Percepção de Causa e Efeito).
Na maioria das vezes que eu faço Brainstorming em casos Reais,
a Primeira Votação dá Muito Diferente da Segunda Votação, pois são Pensamentos ou Atitudes Diferentes:
- 1a.: Atitude Sintomática (Vítima), Percepção só de Consequência
- 2a.: Atitude Diagnóstica (Protagonista), Percepção de Causa e Efeito ou Sistêmica
- http://www.slideshare.net/criaviva/presentations
DIFICULDADES DO BRAINSTORMING:
Na minha percepção existem quatro grandes dificuldades
na Aplicação da Ferramenta Brainstorming no Processo de Inovação:- Processo de Escolha da Melhor Idéia
- Saber como Formular as Perguntas
- Postura de Vítima do Participante
- Habilidade do Facilitador
Neste artigo eu descrevi um Procedimento para a Escolha da Melhor Ideia.
O Ponto Chave é o Diagrama de Causa e Efeito - Visão Sistêmica.
Para saber Formular as Perguntas eu uso a Metodologia "Innovation Decision Mapping",
que dá uma orientação para a Sequência de Perguntas: Sintoma, Resultado Desejado, Diagnóstico e Solução.
Para lidar com a Postura de Vítima do Participante eu uso a Regra: Não Justificar e
a Metodologia Innovation Decision Mapping que começa com os Sintomas Percebidos. Eu já apliquei o Brainstorming em Grupos
por mais de 12.000 vezes em mais e 3.000 I.D.M.s reais.
São mais de 20 anos de Experiência Prática e mais de 30 anos de estudos e pesquisas e
cada Workshop é uma nova História e Aprendizagem.
Caso tenho alguma dúvida de como usar o Brainstorming,
deixe um comentário ou envie um e-mail.
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Para saber mais sobre Braistorming:
- http://brainstorming-idm.blogspot.com.br/
Para saber mais sobre outras ferramentas de Criatividade ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2011/04/criatividade-inovacao-ferramenta.html
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças / Estratégico e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
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CRIAVIVA Treinamento de Liderança
www.criaviva.com.br - criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/ http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
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