Desenvolvimento de um Novo Produto, Serviço ou Processo.
Antes de Descrever o Design Thinking,
vamos fazer uma Síntese do "Processo de Inovação"
O Processo de Inovação de Serviço, Produto ou Processo,
passa por três grandes etapas:
- 1. Estratégia: Definir "Onde" (Foco) Inovar
- 2. Inovação: O Desenvolvimento do Novo Produto, Serviço ou Processo - "O Que"
- 3. Gestão: Planejamento e Controle da Multiplicação da Inovação - "Como Estamos"
Vídeo no Youtube:
- Tim Brown: Inspiração, Ideação e Implementação
- Roger Martin: Mistério, Heurístia e Algoritmo
Os Principais Diferenciais do Processo de Inovação "Design Thinking" são:
- Foco na Percepção e Comportamento do Cliente: Necessidades, Desejos e Escolhas
- Desenvolvimento em Equipe Multidiciplinar ou Cocriação com Clientes
- Uso da Intuição, Experiência e Conhecimento Tácito
- Utilizar Protótipos para Validar a Inovação
Detalhando um pouco mais cada Etapa do Processo Design Thinking temos:
1. Estratégia:
O início do Processo é definir "Onde" a Empresa deseja Crescer.
Esta definição Estratégica pode ser realizada de várias formas ou metodologias. - Uma Ideia ou "Pista" de Produto ou Serviço ou
- Uma Ideia ou "Pista" do Perfil dos Clientes ou Consumidores
Se seguirmos o "espírito" do Design Thinking podemos seguir estes passos:
- Workshop com uma Equipe Multidisciplinar.
Podemos já neste Workshop convidar Fornecedores e Clientes (Cocriação)
Nesta etapa as pessoas da Empresa geralmente estão em maior número - Durante o Workshop explorar a Experiência, Conhecimento Tácito e a Intuição
- Se conseguir, evite o uso de Exposições de Dados com Datashow,
lembrar que os convidados são pessoas com Vivência e Experiência e
que queremos "Pistas" Intuitivas da Inovação que serão Investigadas.
2. Descobrir a Real Necessidade Percebida pelo Cliente:
O Desafio nesta Etapa é "Descobrir ou Entender o Problema Certo",
Qual é a Necessidade do Cliente ou Qual o Resultado que ele Deseja Atingir.
Muitas vezes o Cliente não sabe o que quer e precisamos explorar os
Três Níveis de Percepção do Cliente:
- Percepção Sintomática: Dor / Perda
- Percepção de Necessidades: Solução
- Percepção Aspiracional: Objetivos / Sonhos
e não pular algumas etapas preliminares como:
- Descobrir Quais São as Perguntas que o Cliente Gostaria de Fazer para a Empresa
- Descobrir Quais São as Perguntas Certas para Fazer ao Cliente
Pesquisa, Observação do Cliente, Empatia ou Workshop de Focus Group.
O Processo que eu mais utilizo é o Workshop de Focus Group,
onde eu aplico a Metodologia "I.D.M. - Innovation Decision Mapping",
com a Ferramenta Brainstorming nas seguintes etapas da metodologia:
- 1a. Percepção de Necessidade do Cliente: Sintoma
- 2a. Percepção de Resultado Desejado do Cliente: Aspiração
- 3a. Percepção de Diagnóstico do Clientes: Questão Chave
- 4a. Percepção de Solução Desejada pelo Cliente: Solução
Em alguns casos conseguimos desenvolver a Solução Inteira
neste Workshop de Focus Group com o Cliente (Cocriação)
e partimos para a Produção da Solução e Protótipo.
Um ponto crítico do Processo de Inovação é descobrir o que o Cliente Realmente deseja:
- se é uma Solução Sintomática ou
- se é uma Solução Definitiva
3. Desenvolvimento do Produto, Serviço ou Processo:
Depois que temos a Definição (ou as Pistas) das Necessidades do Cliente,
podemos fazer um Workshop com uma Equipe Multidisciplinar envolvendo
Pessoas de Várias áreas da Empresas, Especialistas Externos Diversos,
Fornecedores e também alguns Clientes para Gerar Idéias de Solução.
Neste Workshop eu utilizo a Metodologia "I.D.M. Innovation Decision Mapping"
com a seguinte sequência de Brainstormings:
- 1a. Entendimento da Percepção da Necessidade do Cliente
- 2a. Diagnóstico
- 3a. Idéias de Soluções
5. Gestão: Planejamento e Controle do Processo de Multiplicação da Inovação
Para saber mais sobre a Metodologia I.D.M.:
- http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
- http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/p/treinamentos-abertos-e-in-company.html
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Referência na Facilitação de Reunião de Tomada de Decisão Colaborativa
(Reuniões mais Produtivas com maior Colaboração e Engajamento nas Decisões)
CRIAVIVA Treinamento: Metodologia I.D.M. - Plan. Estratégico, Liderança e Engajamento
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
hugogushi@gmail.com - (11) 9.9727-3332
https://www.youtube.com/channel/UCKunOPh85Ww06_uQaCO91rw/videos
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
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