é uma Metodologia Intuitiva e Natural,
ela apenas Organiza o que já Fazemos Naturalmente:
- 1. Sintomas: Percepção ou Motivo da Necessidade de Inovar ou Mudar
- 2. Objetivo: Resultado Desejado, Visão ou Meta
- 3. Diagnóstico: O que nos Impede de Atingir o Resultado Desejado
- 4. Ideias, Solução ou Plano de Ações
A principal Dificuldade que temos para usar a Metodologia "I.D.M. Innovation Decision Mapping"
é o Imediatismo ou "Atitude Sintomática", ou seja,
muitas vezes, Percebemos um Problema (Sintoma) e
vamos direto para o Brainstorming de Idéias,
sem Investigar o Resultado Desejado e o Diagnóstico.
Exemplo:
- Uma empresa Percebe a Desmotivação dos Funcionários (Sintoma)
- Sem Identificar o "Resultado Desejado" ou o "Diagnóstico"
decidem fazer uma Palestra de Motivação.
Abaixo um Resumo Infográfico que pode ser distribuído para os participantes
no início de um Workshop de Inovação, Estratégia ou diagnóstico.
A versão em PDF para impressão está disponível no SlideShare:
http://www.slideshare.net/criaviva/documents
Abaixo a Metodologia "I.D.M. - Innovation Decision Mapping"
como um Fluxograma, mostrando que temos uma alternância do
Pensamento Intuitivo (Conhecimento Tácito) e Pensamento Racional.
O Papel da Intuição é de Dar "Pistas" que necessitam de Investigação,
até a Descoberta do Resultado Desejado, Diagnóstico e Solução (Processo Heurístico)
Abaixo uma ilustração do Ciclo Principal:
- Brainstorming
- Diagrama de Causa e Efeito
- Escolha do Foco de cada Brainstorming
passamos por Algumas Pistas.
- http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
Exemplos de Innovation Decision Mapping no SlideShare:
- http://www.slideshare.net/criaviva/presentations
Seja Simples
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudanças, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
www.criaviva.com.br - criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
Nenhum comentário:
Postar um comentário