SABER PERGUNTAR ou Saber Ouvir?

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.

É mais do que sabido que uma das habilidades do Facilitador
é Saber Perguntar ou Saber Fazer as Perguntas Chaves.

Mas como descobrir as Perguntas Chaves?

Na maioria das vezes eu entro em um Workshop
sem saber quais são as Perguntas Chaves.
Outras vezes eu inicio o Workshop achando que
sei as Perguntas Chaves e
percebo que não era bem assim...

No fundo o que eu acho que faz um Facilitador ser Diferenciado é
a sua Habilidade em Saber Ouvir, assim ele descobre as Perguntas Chaves
durante o Processo de Facilitação de Workshop.

Pode parecer brincadeira,
mas um dos processos que leva a Descoberta da Pergunta Chave
começa assim:

Faça uma Primeira Pergunta bem ampla e até ambígua,
onde encaixe a maior diversidade de Respostas,
Lembrar que o participante quer dar a Resposta que o Facilitador quer Ouvir,
fomos intensamente condicionados a ter esse comportamento.
Esse é o Desafio:
 - Descobrir o que o Participante quer falar / O Que ele está sentindo?
 - O Participante não pode achar que sabe (obnubilado) o que o Facilitador quer ouvir
O Desafio da Primeira Pergunta é descobrir o que o Participante quer falar,
por esse motivo a Primeira Pergunta não pode ser específica,
nem direcionar ou restringir a área de exploração.

Finalizamos este primeiro Brainstorming com votação.
E é esta votação que dá o Direcionamento para as Perguntas Chaves.
É por isso que eu acho que o segredo para Saber Perguntar é Saber Ouvir.
 
E qual é o segredo para saber ouvir ....
   
"Não é a resposta que ilumina, mas a pergunta." - (Decouvertes)
  
Para saber mais sobre Perguntas ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/04/tipos-de-perguntas-no-processo-de.html

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia, Inovação e Focus Group

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping
criaviva@yahoo.com.br  -  http://www.criaviva.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário