Focus Group - Racionalização - Foco do Cliente

Olá Amigo do Grupo Líder-Facilitador

Abaixo um artigo de descreve "Como Não Conduzir um Focus Group",
pena que ele não tá nenhum dica de "Como Conduzir um Focus Group"

Successful innovation does not come from using focus groups
http://www.reachbrands.co.uk/fresh-perspective/are-qualitative-focus-groups-place-innovation-npd-2.html
   So why is there the belief that focus groups kill innovation?
   ... and the first step is to stop the default use of focus groups

Abaixo eu vou apresentar alguns caminhos que na minha percepção,
podem melhorar profundamente o Resultado de um Focus Group.

1. O Focus Group não serve apenas para Avaliar um Novo Produto ou uma Idéia.

Eu acredito que o Focus Group é uma poderosa Ferramenta
para descobrir Inovações Radicais (Breakthrough Innovation),
desde que utilizado de forma correta no momento correto.

A metodologia Innovation Decision Mapping tem 4 etapas:
 - Sintomas
 - Objetivo
 - Diagnóstico
 - Idéias  

Acredito que podemos Descobrir Inovações Radicais
quando aplicamos o Focus Group no Início do Processo de Inovação:
 - Focus Group para descobrir a Percepção de Sintomas pelo Cliente
 - Focus Group para descobrir os Objetivos ou Necessidades dos Clientes
 - Focus Group para Co-Diagnosticar (Co-Heurística) com os Clientes

Lembrando o Design Thinking,
Iniciamos o Processo com Foco no Cliente.
Não me agrada o termo Empatia quando podemos ouvir o cliente.
Também não acredito que a Observação do Cliente no seu ambiente natural
seja o suficiente para descobrir os Sintomas, Objetivos e Diagnóstico. 

2. Como Lidar com o Processo de Racionalização do Cliente no Focus Group

O maior inimigo do Focus Group é a atitude de Racionalização por parte do Cliente.
Ele racionaliza como uma forma de Defesa (do ego).

Uma forma de combater a Racionalização no Focus Group e fazendo
vários Brainstormings com a Regra "Não Justificar",
é claro que a Habilidade de um Facilitador Experiente faz toda a diferença. 
Lembrando que o Processo Decisório é Não é Racional,
esta Regra de "Não Justificar" contribui para acessar a Emoção e principalmente a Intuição.

Posso afirmar que Focus Group gera Resultado surpreendente,
mas é preciso saber Facilitar o Focus Group.

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop (Reunião) de Inovação, Design Thinking, Focus Group e Estratégia

CRIAVIVA  Consultoria - Innovation Decision Mapping
criaviva@yahoo.com.br  -  www.criaviva.com.br http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/  

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