Como Descobrir as Necessidades dos Clientes? Experiencia do Consumidor

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.
 
Eu tenho percebido muitas buscas na internet por
  • "COMO Descobrir as Necessidades dos Clientes?"  (Sintoma)
Antes de responder a esta pergunta eu prefiro questionar o
  • "PARA QUE Descobrir as Necessidades dos Clientes?" (Resultado Desejado) 
Uma das respostas pode ser:
  • "Para o Cliente comprar o meu Produto ou Serviço" (Resultado Desejado)
O que leva à seguinte Questão Chave um pouco mais ampla:
  • "O que faz o cliente comprar o meu Produto ou Serviço?" 
E a resposta pode ser:
  • "Percepção"
A Percepção pode ser de:
  • Percepção da Necessidade (o sintoma inicial)
  • Percepção da Melhor Opção
  • Percepção de Satisfação
   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  

A Percepção pode ser de:
  • Percepção da Necessidade (o sintoma inicial)
  • Percepção da Melhor Opção
  • Percepção de Satisfação
   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  
   
Ou em outras palavras:
  • A Percepção da Necessidade de um Produto ou Serviço
  • A Percepção da Melhor Opção no Momento da Compra (física ou virtual)
  • A Percepção de Satisfação no "Consumo" (Experiência ) do Produto ou Serviço
Acredito que precisamos mudar o Paradigma do Processo de Inovação:
  • De:   Como Entender a Necessidade do Cliente
  • Para: Como Entender a Experiência (percepção) do Cliente
Somente a Experiência (utilização do produto ou serviço)
pode nos dar a Real Dimensão da Satisfação ou seja,
se estamos Realmente Atendendo as Necessidades dos clientes.
É na Experiência também que temos a Percepção de novas Necessidades.
Por isso considero o Protótipo uma etapa fundamental no processo de inovação.

Na prática, acredito que a modelo Ideal para desenvolver um Produto ou Serviço
é quando o Inovador (Desenvolvedor) é também o Consumidor do Produto ou Serviço.
  
   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  
  
 - http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/2011/10/inovacao-partir-do-usuario.html

Não concordo com o Steve Jobs quando ele diz que não ouve os Consumidores.
Ele próprio era um consumidor dos produtos que a Apple desenvolve.
Os colaboradores são o Focus Group dos produtos da Apple.
 - http://blogs.hbr.org/anthony/2012/01/_usually_the_question_comes.html
  
Neste contexto do Consumer-Inovator o Design Thinking faz todo o sentido .
  
Nos casos em que o Desenvolvedor (Inovador) não é o Consumidor do seu Produto ou Serviço
entra o modelo da Co Criação ou Focus Group.
Novamente o Design Thinking faz todo o sentido.
   
   Facilitação de Workshop de Estrategia e Inovação - Treinamento Liderança com IDM Planejamento Decisão  
  
Pena que a maioria das empresas se preocupam mais em
monitorar, espionar e copiar os concorrentes
do que ir na fonte das Inovações e Vantagens Competitivas: 
chamar o Consumidor para Ouvir (Focus Group) ou Co Criar as Inovações. 
 
Para saber mais sobre Necessidades dos Clientes, ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/co-descoberta-de-necessidades-dos.html 
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-para-descobrir-necessidades.html
  
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Facilitador de Workshop de Planejamento de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/

CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://pt.slideshare.net/criaviva/presentations
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ (desde 2004)

2 comentários:

  1. Muito legal sua metodologia e seu blog Eurico. Gratidão por compartilhar abertamente.
    Quem me falou sobre você foi o Lacerda. Ele é meu Coach e como conversei com ele hoje pela manha sobre um grupo de facilitadores com quem estou me encontrando aqui em Curitiba, ele me falou sobre você. Estou lendo com atenção e tendo alguns insights para trabalhar um cliente de coaching.
    Mais uma vez, obrigada!
    Cláudia Krüger

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  2. Muito legal sua metodologia e seu blog Eurico. Gratidão por compartilhar abertamente.
    Quem me falou sobre você foi o Lacerda. Ele é meu Coach e como conversei com ele hoje pela manha sobre um grupo de facilitadores com quem estou me encontrando aqui em Curitiba, ele me falou sobre você. Estou lendo com atenção e tendo alguns insights para trabalhar um cliente de coaching.
    Mais uma vez, obrigada!
    Cláudia Krüger

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