Atitude, Motivacao, Comprometimento, Responsabilidade e Resultado

Oi pessoal.
  
A "Atitude" é um Tema recorrentes em Brainstormings e Workshops.
Dentro da metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping.
A "Atitude" aparece como Sintomas, Objetivo, Diagnóstico e/ou Idéias. 
  
Eu tenho percebido também, que ninguém faz a Análise da "Atitude",
tratando-o sempre como um Todo,
tornando mais difícil o seu desenvolvimento e gestão.
 
Abaixo um Exemplo de Análise do Tema "Atitude" realizada em um Workshop:
(existem muitas outras formas de fazer a Análise deste tema) 
 
Atitude:
  • Motivada 
  • Comprometida 
  • Responsável 
1. Motivada:
  • Entusiasmo
  • Fazer o Que Gosta
  • Agir como se Fosse o Dono da Empresa
2. Comprometida:
  • Vestir a Camisa
  • Visão Sistêmica
  • Trabalho em Equipe
  • Comunicação
  • Relacionamento Interpessoal
3. Responsável:
  • Implementar o Planejado
  • Executar a Tarefa
  • Pontualidade 
  • Não Chegar Atrasado  
   Piramide de Maslow Liderança Clima Organizacional  
  
A análise do tema "Atitude" e o Agrupamento nas Categorias acima
nos permitiu comparar a Atitude com a Pirâmide das Necessidades de Maslow.
  
Motivação:
  • Fazer o que gosta e Busca a Auto Realização
  • Ficar até tarde no trabalho para atingir os seus Objetivos Pessoais  
Comprometimento:
  • Ter Necessidades de Socialização
  • Gostar do Ambiente de Trabalho, dos Colegas de Trabalho e do Chefe
  • Ficar até mais tarde no trabalho em consideração ao seu Chefe ou Colegas 
Responsabilidade:
  • Ter Necessidade do Salário para comprar Alimento e pagar o Aluguel (Necessidades básicas)
  • Ficar até mais tarde no trabalho em troca de Hora Extra
  • Geralmente não gosta do que faz, mas "Faz por Necessidade" 
   Motivação Atitude Liderança Treinamento Curso Desenvolvimento Clima Organizacional  
   
Consigo a Atitude Motivada de
alguém que tem a Necessidade de Auto Realização
  
Consigo Atitude Comprometida de
alguém que tem como necessidade a Socialização
  
Consigo a Atitude Responsável de
alguém que luta pelas Necessidades Básicas
  
Mas é difícil conseguir Motivação (Entusiasmo) das pessoas
que não gostam do que fazem
e que trabalham com Responsabilidade
para conseguir as Necessidades Básicas.
  
Corremos até o risco de Desmotivar
uma Pessoa com Atitude Responsável com Necessidades Básicas
com Ações de "Motivação" sobre ela.
  
No gráfico abaixo dá para perceber que
a maioria das empresas querem funcionários tipo (C),
mas não há nenhum problema nos funcionários (E) e (H).
A insatisfação com funcionários (E) e (H)
pode gerar como conseqüência funcionários do tipo (J)
 
   Desmotivação Liderança Gestão de Pessoas Motivação Treinamento  
  
Acredito que devemos respeitar a diversidade
começando por descobrir as Necessidades de cada Funcionário,
(sem esquecer que as Necessidades das Pessoas Mudam com a Situação)
e em seguida ajudar o Funcionário a conquistar as respectivas necessidades
e assim obter o Resultado ou Desempenho através
da Motivação ou Comprometimento ou Responsabilidade.
  
   Clima Organizacional Maslow Piramide Laddering Method Technique  
  
Acho que a parte mais difícil é 
fazer o Líder descobrir as Reais Necessidades e Valores de cada Subordinado.
Podemos começar por treinar a Liderança
a descobrir primeiro os seus próprios Valores e Necessidades.
Para isso podemos ensinar a Ferramenta Laddering
que também pode ser utilizada para descobrir os Valores e Necessidades (Maslow) dos Subordinados
e assim fazer uma Gestão de Pessoas com base nas Necessidades de cada Indivíduo.
  
Para saber mais sobre Comprometimento ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/04/comprometimento-socializacao-e-workshop.html 
 
Para saber mais sobre Atitude de Protagonista e Vítima ver o Post:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/02/atitudes-de-vitima-e-protagonista-e.html
 
Sobre Clima Organizacional:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/07/pesquisa-de-clima-organizacional-valor.html 
 
     
Seja Simples 
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M.
Facilitador de Workshop de Tomada de Decisão, Priorização, Estratégia e Inovação 
http://metodologia-idm.blogspot.com/  
     
CRIAVIVA  Treinamento de Tomada de Decisão e Priorização
http://www.criaviva.com.br/ - criaviva@yahoo.com.br - 11-9 9778-7486

2 comentários:

  1. achei otimo estas informações, mas acho que enfatiza bastante o conceito que muitas empresas adotam em relação à seus colaboradores, preferindo-os apenas nas posições c, d, e f por exemplo, mas parabenizo-o por todo contexto apresentado

    ResponderExcluir
  2. Gostei, seria possível eu utilizar com algumas adaptações para âmbito de Igrejas?

    ResponderExcluir