Este é mais um Post sobre a difícil arte de
Descobrir as Necessidades dos Clientes ou Consumidores.
Uma ferramenta Simples e Poderosa é o
- Laddering Technique ou
- Ladder Interview ou
- Brand Laddering
Com esta Ferramenta podemos descobrir
Três níveis diferentes de Necessidades dos consumidores:
- Atributos (Características Concretas ou Observáveis)
- Conseqüências (Necessidades ou Benefícios Funcionais)
- Valores (Necessidades ou Benefícios Emocionais)
Laddering by Reynolds and Gutman in 1988,
based on Gutman’s Means-End Theory of 1982.
http://www.focusgrouptips.com/laddering.html
Como o Laddering funciona?
Iniciamos identificando um Atributo do Produto
que o consumidor acha importante.
Exemplo: Produto = Carro
- Atributo: Novo (ou Zero Km)
"Para Que" ou "Qual o Benefício Percebido" ou "Conseqüência"
- Pergunta: Para que um Carro Novo?
- Resposta ou Conseqüência: Segurança (Benefício Funcional)
- Pergunta: Para que Segurança?
- Resposta ou Valor: Preocupação com a Família (Benefício Emocional)
e também não existe resposta errada, pois estamos tratando de Percepções.
Abaixo dois exemplos para o mesmo produto Carro.
Na prática uma ferramenta que ajuda a montar o
Mapa de Atributos, Conseqüências e Valores (ACV)
é o Mapa Mental.
Descobrir os Atributos, Conseqüências e Valores
é apenas uma pequena parte do Grande Desafio
de Descobrir as Reais Necessidades do Consumidor.
O Próximo passo é Priorizar e Focar os Mais Importantes.
Só neste exemplo acima, temos 14 Necessidades de apenas Um Consumidor.
Imagine juntar os resultados de 30 consumidores.
A aplicação do Laddering requer muita experiência do Entrevistador.
O Cliente pode omitir informação ou até mentir (como mecanismo de defesa)
e a falta de Habilidade do Entrevistador pode comprometer todo o resultado.
Consumidor pode omitir informação ou até mentir quando:
- Está com Medo (inseguro)
- Fica na Posição Defensiva
- Usa de mecanismos de Defesa, Principalmente a Racionalização
- Entrevistador sem Experiência
- Entrevistador com Falta de Humildade
- Entrevistador que não Saber Ouvir ou Sem Paciência
- Consumidor achar que o Entrevistador está Induzindo
- Perguntar "Por Que?" como se pedindo Justificativas
Se, fazer a Entrevista com Consumidor Individualmente não é fácil,
imagine Aplicar o Laddering em um Workshop de Focus Group com 20 Consumidores.
Eu sou um Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação e
Aplico a Ferramenta Laddering em Workshop de Focus Group,
para Descobrir, Entender e Priorizar as Necessidades dos Clientes.
A Aplicação do Laddering em Workshop de Focus Group:
- Gera Resultados Surpreendentes (Uma Verdadeira Revolução)
- Em menos Tempo temos Maior Volume e Qualidade de Informação
- Ganhamos Qualidade também na Priorização das Necessidades
- Ganhamos Tempo e Qualidade também na Análise e Interpretação dos dados
um Facilitador de Workshop de Focus Group
com Competências adicionais em relação ao Entrevistador Individual.
Tanto individualmente, quanto em Grupo
eu uso o Laddering duas vezes ou de duas maneiras,
Começo com Forward Laddering e continuo com o Backward Laddering:
1. Forward Laddering (ACV ou Decision Mapping Invertido):
- Pergunta Chave: Para Que?
- Descobrindo na Seqüência: Atributos, Conseqüências e Valores
- Pergunta Chave "O Que?" ou "Como?"
- Descobrimos na Seqüência: Valores, Conseqüências e Atributos
Em cada uma das Etapas eu uso o
Brainstorming seguido de Votação e Priorização,
sempre com a regra "Sem Justificar"
para não deixar o Consumidor na posição Defensiva.
O item mais votado é utilizado para formular a pergunta do próximo nível do Laddering.
Abaixo o mesmo exemplo que eu apresentei no Post da semana passada.
Para Definir as Reais Necessidades dos Clientes,
eu confio mais no Backward Laddering,
pois é o resultado do Cliente na posição de Protagonista (Objetivo e Diagnóstico).
No Forward Laddering o Cliente ainda está na Vítima e Defensiva (Sintomas e Racionalizando),
mas existe também casos em que o resultado dos dois Ladderings são idênticos.
A esta altura dá para perceber que
a metodologia I.D.M. Innovation Decision Mapping
é uma síntese que engloba dos dois Laddering, Forward e Backward.
Para saber mais sobre Necessidades dos Clientes, ver os Posts abaixo:
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/co-descoberta-de-necessidades-dos.html
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com.br/2012/05/perguntas-para-descobrir-necessidades.html
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/2012/02/como-descobrir-as-necessidades-dos.html
Podemos também Comparar e Analisar os Resultados
encontrados para Valores no Laddering
com a Pirâmide das Necessidades de Maslow,
assim o resultado fica mais consistente,
mas este assunto vou deixar para outro dia.
Seja Simples.
Eurico Gushi - Criador da Metodologia I.D.M. (1994)
Referência na Facilitação de Workshop de Plan. de Mudança, Estratégia e Inovação
http://metodologia-idm.blogspot.com.br/
CRIAVIVA - Treinamento de Liderança
criaviva@yahoo.com.br - (11) 9 9778-7486
http://criavivaconsultoria.blogspot.com.br/
http://pt.slideshare.net/criaviva/presentations
https://www.facebook.com/groups/metodologiaIDM/
http://facilitadordeworkshopdeinovacao.blogspot.com/
http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/ (desde 2004)
Oi Eurico, adorei seu post, fiquei em dúvida em alguns pontos principalmente sobre quando parar de perguntar. Será que quando as respostas levarem até a piramide de maslow? Conversei com uma pessoa de confiança e fui tateando sobre o porque ela gosta de viajar e evoluindo da seguinte forma: viajar > outras culturas / coisas/ comidas diferentes > não gosto de onde moro > quente, feio, sujo, não tem o que gosto > preciso passar menos tempo na cidade > mas trabalho aqui (nesse ponto acreditei que estava caminhando para a necessidade de auto-realização, investiguei e bingo a pessoa me confirmou, mas fiquei com medo de ter direcionado para algo que fazia sentido para mim... O que você acha?
ResponderExcluirOi Cláudio.
ResponderExcluirSim você pode parar de perguntar quando chega a uma das Necessidades de Maslow.
Mas pode continuar perguntando até a resposta “Ser Feliz”.
Quando eu uso o Forward Laddering eu pergunto “Para que” que leva a Objetivos, Aspirações, Motivação e Protagonismo.
Eu nunca pergunto “Por que”, pois leva a Racionalização, Dor, Sintomas, Fuga e Vitimação
(exemplo: “porque não gosto de onde moro”).
Da próxima vez, faça um teste, tente perguntar: Para que Viajar?; Qual o Resultado que você quer atingir quando Viaja?
E não deixe a pessoa começar respondendo iniciando com “Porque”.
Espero ter ajudado.
Oi Cláudio, complementando, usar o Laddering não é fácil,
ExcluirEm função da minha experiência eu comecei a tomar alguns cuidados. Exemplos:
1. Eu prefiro usar o verbo Querer ao invés de Gostar.
Acho que Gostar pode levar a Fantasia e Imaginação enquanto que
Querer leva a Objetivo e Ação, que é o que eu procuro.
2. Eu prefiro fazer as perguntas sempre no Futuro (leva ao Objetivo) e
evito fazer perguntas no Presente ou no Passado (leva a Justificativas).
3. Um dos temas mais difícil para descobrir as Necessidades e Valores é “Viagem”,
pois permite vários artifícios de Racionalização e
são poucas as pessoas que admitem que a sua Necessidade seja a de “Outra Estima”.
Acredito que o ser humano tenha a necessidade de Outra Estima,
uma necessidade que eu acho muito importante trabalhar nos dias de hoje,
mas que não figura nem na Pirâmide de Maslow.
http://outra-estima.blogspot.com/p/outra-estima.html