AHA - INTUIÇÃO - Inovação e Estratégia

Olá Amigos do Grupo Líder Facilitador.

Em Julho de 2008 eu enviei um e-mail para o grupo
sobre a minha percepção de que
Criatividade e Intuição são Processos muito diferentes

Ver em: http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/message/392 

A Intuição está relacionada com:
 - Experiência e Conhecimento Tácito
 - É um Processo Lógico e Heurístico / Insight

A Criatividade está relacionada com:
 - Imaginação
 - Estímulo Aleatório e Imaginação / Outsight

Muita gente estranha quando eu digo que sou um
Facilitador de Workshop de Inovação e Estratégia,
mas não uso a competência Criatividade.

O Fato é que Pouca gente sabe diferenciar
o Processo Criativo do Processo Intuitivo.

Eu fiquei muito feliz de ler o artigo abaixo,
pois pela primeira vez encontrei alguém que compartilha a minha percepção.

How Aha! Really Happens By William Duggan
http://www.strategy-business.com/article/10405?pg=all

O artigo menciona que precisamos de uma ferramenta para substituir o Brainstorming,
mas na prática basta mudar a Regra principal do Brainstorming:
 - de "Não Julgue as Idéias"
 - para "Não Justifique as Idéias"

No final do artigo o autor menciona a necessidade de uma metodologia que
incorpore Intuição, Inovação e Estratégia, ele cita o exemplo da GE,
um processo que pode demorar uma semana.
O Decision Mapping é parecido com o processo da GE,
mas a vantagem é que podemos fazer em menos tempo,
em quatro horas ou em uma hora com uma equipe treinada.

Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping 
www.criaviva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário