Inovacao, Workshop e Pesquisa

Olá Amigos do Grupo Líder-Facilitador

Sabemos que precisamos de
Dados, Informações (Pesquisas Quantitativas - Foco no Passado),
Conhecimento e Experiência (Pesquisas Qualitativa - Foco no Futuro)
para Tomar Decisões.

Podemos ou não utilizar Pesquisas nos Workshops,
que podem ser realizadas antes ou depois do Workshop,
mas dependendo do tipo de Workshop necessitamos de tipos diferentes de pesquisas.
Apenas para ilustrar e simplificar, abaixo alguns exemplos:

Para um Workshop de Estratégia,
necessitamos de Pesquisas Quantitativas,
muitas delas de fácil disponibilidade dentro do Processo de Gestão.

Para um Workshop de Inovação,
necessitamos de Pesquisas Qualitativas,
muitas delas obtidas de Pesquisas de Focus Group por exemplo.

Não devemos esquecer que o Resultado de um
Workshop de Inovação geralmente é um Protótipo
e muitas vezes com necessidade de
Pesquisas Qualitativas para corrigir ou melhorar a Inovação e/ou
Pesquisas Quantitativas para validar a Inovação.

Após a validação da Inovação ela é implementada e
passa a gerar novos Dados Quantitativos, mas já no Processo de Gestão.

Não esquecer também que o próprio Workshop é um Processo de Pesquisa.
 - Coleta de Opções (Qualitativo / Aberto)
 - Coleta da Votação (Quantitativo / Decisão) 

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Recentemente saiu um artigo sobre Pesquisa e Inovação 
no Blog da Harvard Business Review:

Innovators, How Do You Use Data
By:   Scott Anthony
http://blogs.hbr.org/anthony/2010/11/innovators_how_do_you_use_data.html
Unfortunately, that's not how I see many companies using research.
Instead, quantitative research is done, and done, and done again
to act as a sort of security blanket
(typically involving enough paper to provide warmth even in cold Winter nights!).
It reminds me of the old Winston Churchill line:
"Statistics are like a drunk with a lamppost: used more for support than illumination."


Felicidade
Eurico Gushi
Facilitador de Workshop de Estratégia e Inovação 

CRIAVIVA  Consultoria
Strategic Decision Mapping

www.criaviva.com.br

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